segunda-feira, 28 de maio de 2012

Judaísmo e holocausto, ligados pelo preconceito



A partir do século XIX a palavra holocausto passou a designar grandes catástrofes e massacres, até que após a Segunda Guerra Mundial o termo Holocausto foi utilizado especificamente para se referir ao extermínio de milhões de pessoas que faziam parte de grupos politicamente indesejados pelo então regime nazista fundado por Adolf Hitler. Esse grupo indesejado eram os judeus que acreditavam no judaísmo. Eles sofreram muito preconceito e foram alvo de inveja para Adolf Hitler pois eram ótimos comerciantes e normalmente, eram ricos. Eles seguiam seriamente sua religião.
Os cultos judaicos são realizados num templo chamado de sinagoga e são comandados por um sacerdote conhecido por rabino. O símbolo sagrado do judaísmo é o memorá, candelabro com sete braços.
Entre os rituais, podemos citar a circuncisão dos meninos ( aos 8 dias de vida ) e o Bar Mitzvah que representa a iniciação na vida adulta para os meninos e a Bat Mitzvah para as meninas ( aos 12 anos de idade ).
Os homens judeus usam a kippa, pequena touca, que representa o respeito a Deus no momento das orações.
Nas sinagogas, existe uma arca, que representa a ligação entre Deus e o Povo Judeu. Nesta arca são guardados os pergaminhos sagrados da Torá.

- Marina Lins, Paulinha Perazzo e Carol Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário